Vera Cruz

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    [Guia][Traduzido] Exércitos

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    [Guia][Traduzido] Exércitos

    Mensagem  Admin em Sab Nov 19, 2011 7:52 am

    O conceito de status quo

    Arrow A entidade que controla o status quo de um nó pode determinar modificações políticas.

    Arrow Apenas os exércitos e as Casas do Povo podem ser detentoras do status quo.

    Arrow Um nó, sem exército, fora de uma povoação diz-se sem status quo.

    Arrow Uma povoação, sem exército, está sob o status quo da Casa do Povo.

    Arrow Um exército num nó detém o status quo desse nó.

    Arrow Uma Casa do Povo ou um exército podem ganhar ou perder o status quo da um nó ou de uma povoação.

    Arrow Um exército vencido perde sempre o status quo, mesmo não batendo em retirada.

    Arrow Caso um exército entre numa povoação, ainda que por mútuo acordo com a Casa do Povo, fica detentor do status quo da povoação.

    Arrow Quando um exército perde o status quo de um nó, de entre os exércitos não derrotados, ganha o status quo desse nó aquele que tiver maior factor de combate. O mesmo se aplica em relação a uma povoação.

    Arrow Um exército às portas da povoação nunca detém o status quo desse nó.


    Acções possíveis para garantir a detenção do status quo


    Um exército que seja detentor do status quo pode proceder da seguinte forma:

    Arrow Alterar o controlo de um nó
    Arrow Alterar o controlo de uma povoação
    Arrow Tornar uma povoação " Vila Franca "
    Arrow Destituir um Prefeito
    Arrow Bloquear ou desbloquear as eleições numa povoação


    Cada uma destas acções impedem que o General e o exército executem qualquer outra acção nesse dia, produzindo-se efeitos imediatos.

    Nestas circunstâncias, o exército não dispõe de nenhum bonus defensivo.


    O conceito de Vila Franca e o controlo dos nós


    Um nó ( sem povoação ) cujo status quo seja detido por um exército, e que esteja sob o controlo do Condado A, pode passar a ser controlado pelo Condado B, caso se verifiquem duas condições:

    Arrow o exército deve ter a concordância do Condado B
    Arrow o nó em causa deve poder ser controlável pelo Condado B


    Tratando-se de um nó ( com povoação ), poderá tornar-se uma Vila Franca que, por sua vez, pode ligar-se a outro Condado.

    Nota: uma Vila Franca não está ligada a nenhum Condado, logo perde acesso aos serviços e edifícios do Condado.


    Tomada de poder por um exército


    Arrow Um exército detentor do status quo numa povoação pode destituir o Prefeito.

    Arrow O General pode tornar-se Prefeito ou atribuir esse cargo ao seu soldado mais carismático, ficando as eleições bloqueadas.

    Arrow Apenas poderão ser desbloqueadas pelo General ou caso o exército perca o status quo desse nó ( deslocando-se ou sendo derrotado ).


    Revoltas


    Nas revoltas intervêm os revoltosos e os defensores ( incluindo exércitos, grupos armados, Chefe da Guarda, Ajudantes e Milicianos ).
    Por conseguinte, um exército detentor do status quo da povoação defende-a automaticamente.
    Os combates relativos às revoltas resolvem-se antes dos restantes combates.


    Combates envolvendo um exército


    Para que ocorra um combate, tem de haver deslocação do exército atacante.
    Um exército A não pode combater várias vezes um exército B. Caso A detecte B, sendo inimigos estão em situação de combate.
    Considera-se como defensor o exército que está imóvel ou o que possui menos soldados.
    Cada soldado contribui para o factor de combate do exército a que pertence mediante a força e armas.


    0 et 49 PF => 1 FC
    50 et 99 => 2 FC
    100 et 150 => 3 FC
    151 et 200 => 4 FC
    > 201 => 5 FC
    espada => +3 FC
    escudo => retira 1 FC ao adversário



    Bonus defensivo

    Arrow Os exércitos defensores organizados e imóveis fora da povoação beneficiam de um bonus de 50%, excepto se o exército defensor fizer, simultaneamente, o cerco de uma povoação.

    Arrow Os exércitos defensores organizados e imóveis dentro da povoação beneficiam de um bonus de 100%.

    Arrow Os exércitos desorganizados fora da povoação perdem 50% de capacidade de combate.

    Arrow Caso uma povoação possua muralhas ( é o caso das capitais ) o número máximo de assaltantes é de 40 e um máximo de 40 elementos pode defender a povoação.


    Os combates que envolvam um exército, ainda que este envolva apenas um grupo ou jogador, são resolvidos com base na seguinte tabela:

    Quando um exército atacante com A factores de combate luta um exército defensor com B factores de combate ( tendo em conta os factores modificadores e os bonus de defesa ) estabelece-se a relação A/B : 1:3, 2:5, 1:2, 2:3, 1:1, 3:2, 2:1, 5:2 ou 3:1.

    Lança-se um dado de 6 faces, podendo obter-se os seguintes resultados:



    Dé/ratio 1:3 2:5 1:2 2:3 1:1 3:2 2:1 5:2 3:1
    1 MD D60% D60% D50% D20% Ech20% Ech30% Ech40% A30%
    2 MD D60% D50% D30% Ech20% Ech30% Ech20% A30% A50%
    3 D60% D50% D30% Ech20% Ech30% Ech20% A30% A50% A60%
    4 D50% D30% Ech20% Ech30% Ech20% A20% A50% A60% MA
    5 D30% Ech40% Ech30% Ech20% A20% A50% A60% A60% MA
    6 Ech50% Ech50% Ech50% Ech50% Ech50% Ech50% Ech50% Ech50% Ech50%

    Au dessus de 3 : 1, le résultat est automatiquement MA. En dessous de 1 : 3, le résultat est automatiquement MD.
    Plusieurs résultats sont possibles : Ax% ("Attaquant x%" - par exemple : A50%) : L'attaquant donne un nombre de coups (voir plus loin) égal au nombre de personnes (et pas au nombre de facteurs d'attaque, attention) qu'il y a dans son armée, multiplié par x%, arrondi au dessus. Le défenseur lui inflige simultanément un nombre de coups égal à 25% (arrondi au-dessus) de ce nombre, plafonné à x% de son propre nombre de soldats. Dx% ("Défenseur x%") : Idem, mais on remplace attaquant par défenseur Echx% ("Echange x%") : L'armée la plus faible inflige à l'autre un nombre de coups égal à x% de son nombre total de soldats. Simultanément, l'autre armée inflige un nombre de coups rigoureusement égal MA ("Massacre, au bénéfice de l'attaque") : Chaque soldat de l'attaquant porte un coup à un soldat du défenseur. Il n'y a pas de riposte. Le défenseur n'inflige qu'un nombre de coups égal à 10% (arrondi en dessous) de ce nombre, plafonné à 30% de son propre nombre de soldats MD : même principe (mais au bénéfice de la défense)




    Os golpes


    Para cada golpe, é ao acaso que o jogo determina quem golpeia e quem é golpeado. Lança-se o dado de 6 faces e observa-se os resultados possíveis na seguinte tabela:



    Dé Désignation Estado final da personagem
    1 M Morto - indisponibilidade para combate durante 45 dias
    2 B10 Ferido - indisponibilidade durante 10 dias
    3 B5 Ferido - indisponibilidade durante 5 dias
    4 B1 Ferido - indisponibilidade durante 1 dia
    5 B0 Ferido ligeiramente. Poderá combater no dia seguinte e não deixa o exército.
    6 R Nada



    Factores que modificam os eventos:


    Arrow O que é atingido não tem arma => -3
    Arrow O que é atingido tem bastão => -2
    Arrow O que é atingido possui escudo => -1
    Arrow O que é atingido tem mais de 100 PF => +1
    Arrow O atingido já recebeu um ou vários golpes e sucumbiu no lançamento do dado no máximo "n" vezes => +n




    Resultado de um combate e ifluência sobre as deslocações


    Arrow Um exército que faça parte do grupo que sofreu as maiores perdas, e tendo ele mesmo sofrido perdas ( mortos e / ou feridos ) iguais ou superiores a 40% dos seus efectivos é um exército derrotado e bate em retirada ( excepto os grupos defensores da povoação e assimilados ao exército ).

    Arrow Os exércitos derrotados não podem mover-se durante a fase de deslocação.

    Arrow Os exércitos não derrotados podem deslocar-se apenas quando os seus inimigos batem em retirada.

    Arrow De uma forma geral ( excepto nos casos de massacres dos exércitos inimigos ) onde os exércitos se defrontaram não podem mover-se até que a fase de deslocamento esteja concluída.


    Desorganização e deslocamento dos exércitos


    Arrow Um exército que, numa volta, perca mais de 50% dos seus efectivos ( por combates ou por deserções ) sofre uma desorganização.

    Arrow Um exército que, em duas voltas, perca mais de 50% dos seus efectivos ( saldo líquido => novas recrutas - perdas e deserções ) sofre desorganização.

    Arrow Um exército que, numa volta, perca 70% dos seus efectivos sofre um deslocamento.

    Arrow Um exército que, em duas voltas, perca 70% dos seus efectivos sofre um deslocamento.

    Arrow Um exército que, em três voltas, perca 70% dos seus efectivos sofre um deslocamento.

    Arrow Um exército que, numa volta, aumente os seus efectivos em mais de 50% e possui mais de 20 elementos sofre uma desorganização.

    Arrow Um exército incapaz de dispensar os Pontos necessários ao seu normal funcionamento sofre uma desorganização.

    Arrow Um exército desorganizado sofre penalizações e não pode deslocar-se.
    O seu stock de pontos é anulado, não gasta pontos na sua manutenção, mas também não pode recrutar.
    Para se reorganizar deve adquirir um determinado número de Pontos.
    Caso permaneça desorganizado por mais de 4 dias, sofre deslocamento.
    Um exército deslocado é eliminado, perdendo-se o seu inventário e mercadorias.


    As povoações

    Arrow Um exército no nó de uma povoação pode estar dentro ou fora da povoação. Por defeito, um exército está no exterior da povoação. Para entrar ou sair da povoação, o exército tem de deslocar-se, o que demora um dia.
    O Prefeito pode colocar um ou vários exércitos como amigos, autorizando a sua entrada.
    Exércitos que sejam inimigos e que se encontrem no mesmo nó, estando um no interior e outro no exterior da povoação, não se detectam, logo não combatem, excepto se o exército no exterior tente entrar e/ou o do interior tente sair.

    Arrow Todos os grupos armados que defendem o poder ( incluindo os Milicianos ) são considerados como um exército. Assim sendo, caso um exército no exterior da povoação tente entrar combate com esses grupos armados de defensores.Contudo, estes grupos de defensores têm algumas particularidades:

    Arrow detectam automaticamente qualquer exército que tente entrar na povoação;

    Arrow é necessário que as perda de efectivos seja superior a 70% ( e não de 40% como nos exércitos ) para que sejam derrotados e a povoação tomada

    Arrow mesmo em caso de derrota, não batem em retirada

    Arrow não se desorganizam e, como tal, beneficiam do bonus de 100%

    Os exércitos presentes na povoação devem sair antes de iniciar o deslocamento.

    Cortesia de Sccm


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      Data/hora atual: Ter Dez 12, 2017 3:20 am