Vera Cruz

NON NOBIS SOLUM


    [Palestra] O preço do sal

    Compartilhe
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 238
    Data de inscrição : 27/07/2011
    Idade : 22
    Localização : Complexo Administrativo

    [Palestra] O preço do sal

    Mensagem  Admin em Dom Jul 31, 2011 10:54 am

    1000faces escreveu:[rp]Quero com este pequeno estudo mostrar como se podem calcular os preços do sal a ser praticados pelo Condado, para que as minas tragam algum lucro.

    Com ele demonstrarei que os preços praticados actualmente dentro do Condado estão mal calculados causando prejuízo. Sou em parte responsável por esses preços, pois como anterior Comissário do Comércio, sugeri-os no Conselho, com base num paralelo com a pedra, quando na verdade ele deveria ter sido feito com o ferro. Na altura não havia simulações de minas, e como nenhum Intendente de Obras & Minas até hoje as fez, tomei a iniciativa de as fazer agora.

    Com os cálculos seguintes espero que as correcções possam ser feitas para tornar a mina de sal lucrativa.


    Arrow 1. O rendimento da mina de sal

    Tal como expliquei num outro estudo, é possível, para cada nível calcular rendimento e gastos de manutenção em pedra e ferro para uma mina de sal, através da seguinte tabela:



    Esta tabela dá-nos os valores por mineiro. O valor final será obtido multiplicando pelo número de mineiros que nesse dia trabalharam na mina.

    Tomemos como exemplo a mina de sal a nível 10, para 1 mineiro:
    Produção: 1,52 sacas de sal
    Gasto em pedra: 0,45 quintais de pedra
    Gasto em ferro: 0,33 kg de ferro


    Estes valores podem ser calculados em dinheiro, para uma mais fácil avaliação. Para isso o que habitualmente se faz é considerar pedra e ferro ao preço a que são comercializados, isto é, pedra a 14,00 cruzados o quintal, e ferro a 19,00 cruzados o kg.

    O Rendimento unitário da mina de sal a nível 10, com o preço do sal definido a 20,00 cruzados e subtraíndo o salário de um mineiro: 15,00 cruzados é:
    1,52x20 - 0,45x14 - 0,33x19 - 15 = 2,83 cruzados por mineiro


    Arrow 2. Rendimentos unitários em função do preço do sal

    Interessa-nos estimar um preço do sal que faça sentido, pelo que fiz o cálculo anterior para todos os níveis, e preços de venda de sal entre 15 e 23 cruzados, obtendo o seguinte:



    Ora como se pode ver, para cada nível, uma mina de sal só dá lucro (valores a verde) a partir de determinado preço de venda do sal.

    Tomemos como exemplo o nível 8, que é o actual nível da mina 7. Como se vê do quadro acima, para esta mina, apenas a partir de 19,00 cruzados a venda do sal constitui um lucro, e ainda assim muito marginal. Sendo 20 cruzados um preço mais aconselhado.

    Repare-se que os rendimentos mais altos se obtêm sempre para o nível 10, isto é, o nível óptimo da mina de sal.


    Arrow 3. Conclusões

    1. O nível óptimo da mina de sal é o nível 10.

    2. É importante ter atenção o nível das minas para se marcar os preços de venda. Estes nunca devem estar abaixo de 19 cruzados, preço que pode ser usado no interior do condado.

    3. O preço de venda ao exterior deve ser superior a 20 cruzados, para garantir um lucro razoável.



    Arrow 4. Observações finais

    - Dando uma breve vista de olhos pelos marcadores internacionais, a saca de sal é comercializada em média (hoje, 1 de Agosto de 1459) a 27.80 cruzados.

    Nota: Embora este valor não deva ser lido apressadamente, pois ele é uma média que inclui quantidades que surgem por vezes ao máximo (30,00 cruzados), ainda assim parece indicar que o sal se comercializa bem acima dos 20,00 cruzados.

    - Penso ser aconselhável manter uma diferença de preços entre sal vendido a produtores de queijo locais e compradores estrangeiros. Isso tornará o queijo do condado mais competitivo, trazendo compradores de fora, e com eles mais oportunidades de comércio.

    - Relembro que além das queijarias de Évora e Santarém, existem ainda queijarias em Viseu, pelo que um acordo de longo prazo com o Condado de Coimbra é aconselhável.
    [/rp]

      Data/hora atual: Ter Dez 12, 2017 3:17 am